Conforme as informações de produto vão sendo criadas pelos diversos setores da empresa, vão sendo frequentemente armazenadas em vários sistemas diferentes e nos mais diversos formatos. É uma verdadeira dor de cabeça para gerenciar.
A principal tarefa de um PIM é coletar todas essas informações. Sejam em planilhas, exportações do ERP, arquivos de texto, imagens, vídeos ou arquivos PDF, tudo precisa ser coletado e organizado em um lugar só.
O Catalogs possui condições de receber dados de diferentes fontes e formatos, permitindo que se trate toda essa informação importada, consolidando as fontes, eliminando duplicidades, saneando as informações. Há nele, uma gama de ferramentas para limpar, mesclar e consolidar essas informações. O grande benefício do Catalogs é a simplificação do processo de integração de dados de qualquer fonte e a capacidade de estabelecer uma única fonte de verdade para o conteúdo do seu produto evitando gerar ambiguidades ou discrepâncias na divulgação, isso sem contar a busca pelas informações cada vez que for preciso produzir qualquer material ou alimentar um site ou e-commerce.
Ele possibilita importações em massa de dados via planilhas, interpretando o conteúdo e possibilitando mapear os dados importados para atributos específicos do produto e, se necessário, transformar esses dados para corresponder aos padrões definidos.
Através de sua API de entrada, outros sistemas podem se conectar a ele para despejar suas informações de produto. Caso que mais ocorre é se construir uma integração (via API) de entrada com os sistemas ERP, o que estabelece a entrada de todo produto novo na empresa no processo do Catalogs, para que se construam as informações e associações necessárias.
Ainda falando de alimentação de dados, há a possibilidade do uso do Supplier, que é um módulo do Catalogs que estabelece uma interface com os fornecedores, deixando para eles a tarefa inicial de alimentação dos dados de seus produtos. Com o Supplier, se acelera a integração de milhares de produtos de centenas de fornecedores novos e existentes, economizando tempo e dinheiro. Conheça mais do Supplier clicando aqui.
As fontes das quais todas as informações do produto foram coletadas geralmente possuem restrições em suas estruturas de dados, fornecendo apenas dados básicos sobre o produto, como um identificador exclusivo do produto, tamanho e descrições abreviadas que precisariam de um tradutor para que fossem compreendidas pelo cliente final.
Para poder vendê-los à consumidores cada vez mais informados e nos inúmeros diferentes canais existentes se faz necessária a adição de características peculiares a cada tipo de produto, bem como informações sobre as qualidades únicas dele, como a durabilidade, por exemplo, ou ainda a garantia e sua facilidade de uso.
A fim de enriquecer os produtos de forma estruturada, o Catalogs suporta categorização e classificação. Categorização permite que se organizem os produtos em grupos específicos (estrutura mercadológica) permitindo uma melhor visão geral de todo o sortimento. Já a classificação possibilita um correto gerenciamento de atributos.
Taxonomia e
Estruturas
Mercadológicas
No que diz respeito à estruturas mercadológicas e taxonomia, o Catalogs permite que se tenha uma estrutura mercadológica mestre (árvore principal), normalmente proveniente do sistema ERP, e, quantas outras árvores forem necessárias para organizar a estrutura os produtos de acordo com a necessidade.
É possível, por exemplo, criar uma árvore especifica para o canal E-commerce com 3 níveis e com multialocação de produto (permitir que um produto apareça em 2 categorias diferentes, sendo acessível por navegações diferentes). O Catalogs provê uma ferramenta para construção dessas árvores secundárias baseando em outra árvore existente, tornando essa tarefa muito mais fácil.
Atributos
Os atributos ou características descrevem um elemento específico de um produto, como nome, peso, altura, comprimento, largura etc.
Embora possa parecer supérfluo ter uma função separada para gerenciar atributos, um dos conceitos mais importantes por trás de um sistema PIM é permitir a correta disposição dessas informações, possibilitado ao consumidor da informação a comparação entre produtos e a correta escolha entre eles. Além disso, essa gestão também se torna essencial à medida que se busca uma padronização de preenchimento evitando que se alimente informações de forma desordenada o que resultaria numa ficha de produto completamente desconexa de seu contexto.
SEO
Search Engine
Optimization
No enriquecimento de informações, o Catalogs disponibiliza campos específicos associados aos produtos e às estruturas de árvore, visando o complemento das informações, contribuindo para um melhor SEO (Search Engine Optimization = Otimização para Mecanismos de Busca), o que facilitará o posicionamento de seus produtos, no caso de um e-commerce, nas buscas nos principais mecanismos de pesquisa. Ou seja, seus produtos estarão mais encontráveis na internet.
Cross-selling
Up-selling
Segmentação
Outra característica comercialmente muito interessante do Catalogs é o suporte à criação de relacionamentos entre produtos.
Esses relacionamentos podem ser usados para vários propósitos, incluindo:
• Mostrar produtos semelhantes ao produto mostrado;
• Faça upselling de produtos mais caros;
• Venda cruzada (Cross-selling) de acessórios ou itens complementares relacionados a um produto;
• Formação de Kits onde um produto consiste em vários outros produtos;
• Oferecer peças de reposição para um produto;
• Produtos substitutos/semelhantes
Pense agora em criar segmentação de mercados para os quais seus produtos se destinam. A chance de se atribuir um ou mais segmentos de mercado a cada um de seus produtos vai possibilitar ações de marketing e venda extremamente direcionadas aos potenciais compradores.
O Catalogs possui um bom sistema de banco de imagens e arquivos que permite aos usuários, adicionar outras mídias a um produto que não sejam atributos. Exemplos de ativos de mídia incluem fotos, vídeos, manuais, desenhos, etc.
As funções do banco de imagem incluem o upload e a importação em massa de fotos com atribuição automática das mesmas aos produtos quando os arquivos estão codificados corretamente. Contempla ainda o redimensionamento automático para diversos tamanhos pré-estabelecidos, o que é uma grande vantagem já que você só precisa administrar uma versão da sua imagem ou do seu arquivo. Todos os demais formatos e tamanhos são gerados a partir do original, exatamente quando você precisa – adaptados ao canal de destino (web, catálogo, etc.) em termos de tamanho e formato de arquivo. É possível, também a associação de TAGS às imagens, dado que posteriormente será enviado para as saídas (quando sites) para auxiliar no SEO.
Ou seja, acabaram as mil pastas com fotos, com pdfs de manuais, ou com desenhos de produto.
No Catalogs você pode salvar, organizar e gerenciar todas as imagens e arquivos relacionados aos produtos.
Para manter informações de produtos atualizadas, e dar conta de novos produtos que entram no mix a todo momento, é necessário que se tenha possibilidades de controle e planejamento sobre essas demandas.
O Catalogs tem boas ferramentas para auxiliar nisso:
Coleções
No Catalogs, coleções representam “recortes” do mix total que compõem a base de produtos. Em essência, um catálogo nada mais é do que uma coleção de produtos. As coleções podem ser criadas a partir de qualquer necessidade dessa separação:
Ou seja, você pode criar coleções diferentes para diversos propósitos:
Coleções, no Catalogs, podem ter parâmetros definidos tais como:
Trabalhando desta forma, você terá controle sobre seus projetos, buscando a qualificação de dados sob demandas específicas, não sacrificando a equipe de trabalho e garantindo o sucesso desses projetos.
Workflows
A partir da criação de uma coleção de produtos, com seus parâmetros definidos, o Catalogs gera tarefas para garantir que o fluxo de trabalho seja distribuído para os usuários responsáveis por cada demanda, por exemplo:
Assim, na busca da conclusão de uma demanda específica, como um catálogo de uma linha de produtos, a criação de uma coleção parametrizada e o sistema de geração de tarefas do Catalogs garantem um caminho bem mais tranquilo e sob controle.
Revisões
Essa revisão pode contar, por exemplo, com usuário da Engenharia para revisar dados técnicos, um usuário do comercial para avaliar a presença e a posição dos itens na árvore e um usuário do Marketing para avaliar questões ortográficas e imagens.
Assim, na busca da conclusão de uma demanda específica, como um catálogo de uma linha de produtos, a criação de uma coleção parametrizada e o sistema de geração de tarefas do Catalogs garantem um caminho bem mais tranquilo e sob controle.
Distribuindo essas responsabilidades o processo ganha muita performance e consegue garantir a qualidade e a agilidade na entrega dos projetos e na manutenção de um “registro de ouro” para cada produto.
Distribuir o conteúdo do seu produto é fundamental. Mas é muito mais do que apenas compartilhar informações; trata-se de enviar as informações certas no formato certo para a plataforma certa e encontrar uma maneira de dimensionar isso para que chegue mais rápido e sem erro humano.
Seja através de sua API para integração ou da construção de integrações personalizadas com outros sistemas, o Catalogs permite dar saída das informações de produtos de diversas maneiras. São inúmeras as possibilidades, desde uma simples exportação de dados qualificados para seu departamento comercial entregar à um cliente, ou para manter seu e-commerce, seu app de vendas e seus materiais gráficos com “a mesma informação” para cada produto, eliminando a dubiedade e o risco de ruído na comunicação.
Sabemos que a vida está cada vez mais digital, mas entendemos que o material gráfico em papel tem seus propósitos e objetivos bem definidos no mercado.
Pensando nisso, desenvolvemos um serviço de "Bureau de Catálogos" que, através da construção de robôs de diagramação, conseguimos extrair os conteúdos e dados do Catalogs e levá-los para materiais impressos, baseando-se em layouts criados particularmente para cada cliente ou ainda fornecido pelos mesmos.
Desta forma ganhamos muita rapidez na produção de catálogos, tabloides de ofertas e outros materiais gráficos com produtos, e tudo isso com erro “zero”, já que os dados são completamente revisados online, na plataforma, pelos clientes.
Saiba mais clicando aqui.Numa relação comercial, muitas vezes é imprescindível a rapidez em disponibilizar seu mix de produtos para os clientes.
Foi pensando nisso que criamos o "Catálogo Rápido", que é a forma de se oferecer um catálogo de uma fatia do seu mix instantaneamente. Através da geração de uma URL (um site) o Catalogs permite publicar um catálogo simples (por ex. um tabloide de ofertas com preços) ou navegável como um site de e-commerce, com possibilidade de enviar peidos para seu email. Tudo isso a partir de uma coleção de produtos criada no Catalogs.
É uma maneira fácil e rápida de divulgar seus produtos para atender uma campanha específica. Com poucos cliques você tem um "catálogo virtual" disponível para distribuição aos clientes.
Saiba mais clicando aqui.O que o Catalogs possibilita é uma melhora significativa na EXPERIÊNCIA DE CONSUMO (entenda por que é importante) que você pode proporcionar aos seus clientes.
Sabemos das complicadas tarefas de se juntar todas as informações, de se relacionar produtos e elencar a melhor forma de descrevê-los. E é aí que o Catalogs te ajuda.
SEM CATALOGS: Você pode expor seu produto de maneira simples, como abaixo, com informações básicas e tentar a sorte com seus clientes.
COM CATALOGS: Garantimos que sua eficiência e seu retorno serão muito melhores se você trabalhar mais as informações e realmente proporcionar uma experiência condizente com o público consumidor atual, que já busca “entender melhor” os produtos antes de qualquer compra.